Já são conhecidos os nomes a concurso para a nova ponte sobre o Rio Douro, que irá servir a futura Linha Rubi
A votação arrancou esta quinta-feira, dia 6 de abril, e os interessados podem manifestar a sua escolha durante 30 dias.
Assim, segundo o JN, os nomes propostos pela comissão de seleção são:
1 – «Ponte da Boa Viagem» A primeira sugestão é um apelo à tradição marítima e à forte ligação ao mar das gentes que vivem nas duas margens do Douro. O traçado da futura Linha Rubi do metro conduz a travessia a passar junto da capela secular com o mesmo nome, em Massarelos, no Porto, a que os homens do mar prestavam culto.
2 – «Ponte Douro» O nome remete para a memória do rio. O Douro, nota o grupo de trabalho, é o que separa e, ao mesmo tempo, liga as duas margens. É o grande elemento unificador. É aquele com que se identificam as comunidades de ambos os lados do rio, que determinou as suas vidas e a “identidade destas terras”.
3 – «Ponte da Ferreirinha» Esta designação pretende evocar uma das figuras mais marcantes do Douro: Dona Antónia Adelaide Ferreira. A sua biografia revela-a como um elemento unificador, não apenas da zona Porto-Gaia (casa e caves, respetivamente), mas também de todo o Douro, incluindo a sua história, e do vinho do Porto.
4 – «Ponte da Boa Passagem» A comissão de seleção recorda que “o cruzeiro do Senhor da Boa Passagem ainda existe na margem esquerda, em Gaia, junto do rio Douro, e no local onde ficava o pelourinho, destruído pela grande cheia de 1909”. Apesar de se referir a “outra passagem”, a da vida terrena para a vida eterna, identifica-se, também, com a própria passagem do rio, secularmente assegurada por um serviço de barcas, tão característico destas terras.
5 – «Ponte da União» Esta sugestão assenta na “união secular entre as duas cidades, do Porto e de Vila Nova de Gaia, e da celebração das ligações que o tempo tem aprofundado, a unidade entre as duas margens, a unidade entre as gentes que as preencheram”.
6 – «Ponte Engenheiro Joaquim Sarmento» Este é “um dos nomes mais prestigiados da engenharia portuguesa, autor de projetos emblemáticos na cidade e arredores (antigo Estádio das Antas, igrejas do Carvalhido e das Antas, mercados de Matosinhos e Bom Sucesso)”. Também foi “mestre de muitos outros engenheiros, que formou na longa carreira como professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e primeiro português a receber o Prémio Leonardo da Vinci”, recorda a comissão de seleção.
Esta votação não é restrita aos cidadãos que vivem no Porto ou em Gaia, estando a aberta a todos e disponível no site do referido órgão de comunicação. O nome escolhido será anunciado a 2 de junho.
تعليقات