A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou esta quarta-feira, dia 17 de maio, a segunda edição da iniciativa “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão”
Após o projeto piloto ter sido considerado um sucesso, em 2022, passando por 111 escolas e sensibilizando 14,405 crianças, a campanha regressa para “promover hábitos de exposição solar saudáveis”.
“Este projeto de promoção e educação para a saúde em meio escolar é um processo contínuo que visa a capacitação das crianças e dos jovens para fazerem escolhas informadas sobre os seus comportamentos de saúde”, informa a LPCC em comunicado.
A estratégia educativa da ação visa munir os professores do 1.º ciclo de “competências e recursos que lhes permitam abordar a temática da exposição solar segura com os seus alunos do Ensino Básico” e, simultaneamente, chegar a mais escolas em todo o território nacional a fim de promover as boas práticas de exposição solar.
“Os materiais lúdicos e pedagógicos são fundamentais na formação dos mais novos. O jogo ‘As aventuras do Sr. Escaldão’, assim como os livros educativos, são um incentivo ao trabalho de equipa com o intuito de promover a informação e prevenção da exposição solar”, elucida Francisco Cavaleiro de Ferreira, presidente da LPCC.
De referir que o Sr. Escaldão é uma personificação de “todas as agressões a que sujeitamos a nossa pele” e, nestes jogos e livros, é retratado como o vilão “que todas as crianças querem derrotar”.
Comments