Como já referimos algumas vezes, o Porto é de todos. Mas e se lhe disséssemos que nesse grupo está incluída a National Geographic? Na última edição da revista norte-americana que, a título de curiosidade, já existe desde o século XIX (1888), a Invicta saiu, tendo sido dadas algumas sugestões para quem a visita, num período de 48 horas
Todos sabemos que o Porto é uma cidade em que, facilmente, nos deslocamos de um lugar para o outro a pé. Talvez por isso, a revista de viagens da National Geographic considere que as terras portuenses possuem “um ambiente que exige apreciação ativa”, tal como cita o portal de notícias da Câmara do Porto.
A sugestão que a revista dá aos viajantes que cá vêm e que não conhecem a nossa cidade é: “levante-se com o sol para uma corrida de seis milhas”, que é como quem diz 10km. Acordar cedo, aliás, bem cedo, para captar a essência do Porto “no seu melhor silêncio”, nos seus “becos” e “miradouros”.
A revista recomenda, ainda, um pastel de nata para o pequeno-almoço, assim como almoçar nas imediações da Estação de São Bento, n’A Sandeira do Porto. Depois disso, a sugestão da National Geographic Traveller é que o viajante caminhe em direção ao Palácio de Cristal, onde terá a oportunidade de contemplar os “jardins cheios de camélias, os bosques arborizados e em terraços, assim como os relvados salpicados de fontes que descem até o grande braço azul que é o Rio Douro” (via Câmara do Porto).
Depois de visitar o Palácio de Cristal, a sugestão é rechear o dia de (ainda) mais aventura. Isto, porque o plano passa por escalar a Ponte da Arrábida, a fim de obter “vistas emocionantes e sensacionais do Porto antigo numa direção e do estrondoso Atlântico na outra”.
Após um dia de emoções fortes e de muita adrenalina, o dia seguinte poderia passar pela visita à Foz do Douro, numa viagem de elétrico, sucedida de um “mergulho” ou de um “Porto tónico na esplanada da Praia da Luz”, segundo a revista norte-americana (via Câmara do Porto).
Para culminar o dia em beleza, a National Geographic sugere passar pela Tentações no Prato, uma “tasca sedutoramente old school e sem frescuras”, tal como refere a revista, para comer um prato de bolinhos de bacalhau com arroz de feijão.
De acordo com a National Geographic, estas são as 48 horas “à Porto” ideais para quem nos visita.
Comments