Já é oficial. A Fundação Livraria Lello comprou o quadro "Descida da Cruz" de Domingos Sequeira. A obra vai estar em exposição no Mosteiro de Leça do Balio, a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.
O quadro "Descida da Cruz" chegou na segunda-feira ao Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, oito dias após ter sido comprado pela Fundação Livraria Lello, na maior feira de arte e antiguidades nos Países Baixos.
Daqui, a obra segue viagem para o Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, onde vai estar em exposição a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.
As entidades envolvidas remeteram para esta quarta-feira o anúncio do destino da obra, mas, afinal, o prazo foi adiado e a próxima paragem está por revelar.
“O memorando celebrado estabelece a necessidade de estudarmos a obra e de garantir que o museu ou os museus que venham a ser selecionados para que a obra seja colocada a fruição publica seja um objeto de análise”, disse Rita Marques, Presidente da Fundação Livraria Lello.
A responsável pela Fundação disse ainda que a peça poderá fazer parte de exposições internacionais, uma vez que os empréstimos de obras de arte fazem parte das práticas dos museus.
A SIC teve acesso ao memorando de entendimento, onde ambas as partes - a Fundação Livraria Lello e a Museus e Monumentos de portugal - se comprometem ao sigilo.
O Estado tentou comprar a pintura por 850 mil euros, mas a oferta foi recusada e a nova proprietária subiu a fasquia, mas o valor não foi revelado. Quanto ao processo de classificação do quadro, o ministro da Cultura remeteu esclarecimentos para mais tarde.
"Descida da Cruz" faz parte de uma série de quatro obras de Domingos Sequeira à qual também pertence o quadro "Adoração dos Magos", que está no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Fonte : SIC Notícias
Comments