Iniciativa decorre no dia 31 de março no Mercado Municipal de Matosinhos
No próximo dia 31 de março a equipa da Unidade de AVC (Departamento de Medicina do Hospital Pedro Hispano) assinala no Mercado Municipal de Matosinhos o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Um dia aberto à comunidade, dedicado à sensibilização de todos para a importância da prevenção, do tratamento e da reabilitação daquela que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal.
No âmbito desta iniciativa serão realizados diversos rastreios relacionados com a avaliação de risco vascular, a par da transmissão dos cuidados essenciais para a prevenção da ocorrência do AVC, bem como da necessidade de saber agir e de pedir ajuda, alertando para a importância da deteção precoce dos sinais e sintomas para uma atempada intervenção médica.
Oportunidade ainda para alguns conselhos e recomendações sobre estilos de vida saudáveis, com especial destaque para a alimentação com a realização de um showcooking no qual o Chef Hélio Loureiro partilhará alguns segredos acerca da cozinha saudável.
A tarde será dedicada aos doentes com AVC e famílias, com atividades em que serão abordadas um conjunto de boas práticas associadas à reabilitação, essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida.
Esta iniciativa conta com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
PROGRAMA:
08h30 | Avaliação de risco vascular (rastreios: hipertensão, glicemia, arritmia)
12h00 | Workshop de cozinha saudável com Chef Hélio Loureiro
14h00 | E depois do AVC? I Atividades para os doentes com AVC e suas famílias - alimentação, adesão à terapêutica, exercício, sexualidade
Comments