top of page

Em 2021 registaram-se mais de 14 mil crianças em situações de perigo

Foto do escritor: Notícias de MatosinhosNotícias de Matosinhos

Foi um ano em que entraram também no sistema de acolhimento 136 crianças ou jovens estrangeiras não acompanhadas, 39 por mendicidade e 14 por suspeita de serem vítimas de tráfico de seres humanos



Em 2021 houve 6.369 crianças e jovens inseridas no sistema de acolhimento. A grande maioria encontrava-se em instituições, havendo apenas 3,5% que estavam em famílias de acolhimento.

Os dados são relativos ao período que vai do início do ano até ao dia 01 de novembro de 2021 e constam no relatório CASA – Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens.

Ainda assim, falamos de um número inferior a 2020, ou seja, menos 5% que no ano anterior (o que se traduz numa redução de 337 crianças ou jovens).

O relatório CASA relata ainda que em 2021 registaram-se ainda 14.495 situações de perigo “que se revelaram como fatores determinantes na entrada no sistema de acolhimento. A negligência foi a principal fator em que se encontravam crianças e jovens, havendo também registo de maus tratos físicos e psicológicos ou casos de violência sexual.

Comments


bottom of page