Usando cores e materiais para invocar a memória da história do local como um centro industrial e de pesca, a rede tridimensional de várias camadas flutua sobre a Cidade Salvador Plaza. É creditada como a primeira escultura pública permanente e monumental a usar um conjunto de membranas totalmente macio e flexível, movendo-se fluidamente ao vento.
O trabalho lança desenhos de sombras cinematográficos no chão, destacando ainda mais a “coreografia do vento”. A cidade fez da escultura seu símbolo gráfico e os moradores dão diferentes interpretações da obra, desde redes de pesca, navios e mastros da história marítima portuguesa, as chaminés listradas em vermelho e branco do passado industrial da região, a renda portuguesa, mar criaturas e ondulações na água.
Três postes de aço, com altura de 25 a 50 metros, são pintados de branco com listras vermelhas para fazer referência a chaminés e faróis próximos. Os postes suportam um anel de aço de 20 toneladas, do qual a rede de uma tonelada é suspensa. O anel cumprimenta o oceano em uma inclinação, variando de 13,5 metros acima do solo no ponto mais baixo e 27 metros no ponto mais alto. A rede é composta por 36 seções de malha individuais em diferentes densidades, unidas à mão por todos os lados em uma forma de várias camadas.
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