A festa do Mártir São Sebastião, também conhecido como padroeiro dos pescadores, está de volta a Matosinhos
Entre os dias 14 e 16 de julho esperam-se três dias de muita música, animação, fé e devoção, naquela que é uma das festas mais aguardadas do concelho.
Na sexta-feira, dia 14 de julho, a banda Expresso 86 atua na Lota do Pescado, às 22h00, logo após a inauguração da iluminação festiva.
Às 14h00 do dia 15, os grupos folclóricos e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões concentram-se junto à Casa Museu Largo da Escola para seguirem, num desfile, até à Capela do Santo Padroeiro, na Casa dos Pescadores.
Já pelas 22h00, o conhecido grupo de baile Banda Lusa anima os espectadores.
O ponto alto da festa acontece no dia 16 de julho, pelas 15h30, “onde sairá da Igreja Matriz a maior e mais majestosa Procissão do Concelho de Matosinhos”.
“Trinta andores, dezenas de figurantes e milhares de fiéis percorrerão as ruas e avenidas da cidade, com paragem na Lota do Pescado para a tradicional e emocionante Bênção ao Mar e aos Barcos”, anuncia a autarquia.
A acompanhar o cortejo, para além da Fanfarra dos B.V. de Leixões, estará também a Cavalaria da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Banda Musical de S. Vicente de Alfena.
A encerrar o cartaz, pelas 22h00, a banda AM SHOW traz um “grande espetáculo de luz e som” que promete agradar a miúdos e graúdos.
“Assim que o relógio bater a meia noite”, a festa acaba com um “magistral fogo de artifício”.
Comentarios