Mosteiro de Leça do Balio é palco do maior manifesto cultural em Portugal, com uma exposição disruptiva contra a desinformação.
A Fundação Livraria Lello inaugurou a programação 2024 do Mosteiro de Leça do Balio, na passada sexta-feira, dia 21 de junho, dedicada ao tema “Desinformação”.
De forma a ilustrar o caráter universal do tema escolhido, que é apontada pelo Fórum Económico Mundial, como a principal ameaça, na atualidade, a Fundação apresentou a exposição "Act The Thought", uma impressionante exibição que representa um mosaico com mais de mil fotografias de grandes dimensões.
Esta exposição, que vai estar dividida entre o exterior e o interior do Mosteiro, nasce em parceria com o projeto Inside Out, do artista francês JR, e em co-curadoria com a Aliança para a Literacia dos Media e da Informação da UNESCO. As imagens expostas na área envolvente ao mosteiro são concebidas para desaparecer após alguns dias, utilizando uma solução biodegradável.
Rita Marques, presidente da Fundação, afirmou que “O objetivo é mostrar que a desinformação transcende fronteiras disciplinares, através do desenvolvimento curricular, pesquisa conjunta e da promoção de seminários e workshops”.
A cerimónia oficial incluiu a assinatura do protocolo Alfabetização Mediática e Informacional entre a Fundação Livraria Lello com dezenas de instituições de Ensino Superior do norte do país como a Universidade Lusófona, ESAD, Universidade do Porto e IPP, esperando-se que outras assinem no futuro, com o intuito de avaliar a incorporação da AMI em programas académicos, a realização de eventos como workshops e seminários e incentivar projetos de pesquisa entre a FLL e as universidades.
Comentarios