
O Instituto Português de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) vai ser palco do debate "O Impacto da Inteligência Artificial nas Finanças" que, no âmbito do XVl Colóquio do Mestrado em Finanças Empresariais, vai reunir especialistas para refletir sobre as tendências e inovações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) ao setor financeiro. O encontro está marcado para terça-feira, 18 de fevereiro, pelas 19h00, no Grande Auditório.
A aplicação de IA está a ser feita nos mais variados contextos, tendo inclusive o próprio Ministério das Finanças apostado em ferramentas de IA na Autoridade Tributária, com vista à criação das matrizes de risco para uma seleção mais eficaz de situações que sejam objeto de inspeção. Com esta modernização do sistema, as auditorias deixam de ser aleatórias e passam a ser determinadas pela IA.
Neste contexto de crescente competitividade e inovação, compreender a aplicação da IA nas finanças é essencial para aumentar a eficiência, impulsionar a inovação e garantir a sustentabilidade a longo prazo das empresas.
O evento, moderado por Isabel Geriante (Milk Your Brand Podcast), contará com a participação de Dália Durães (Vice-Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial), Sofia Tenreiro (Deloitte Portugal), Nuno Pereira (Paynest) e Nuno Breda (Ifthenpay/Ifthen Software).
Durante o evento, estes profissionais vão analisar as transformações que o mercado financeiro está a sofrer devido à IA e discutir as tendências emergentes e os desafios impostos ao setor, incluindo a automação de processos, a gestão de riscos e a personalização dos serviços financeiros por meio de soluções inteligentes.
O evento é aberto ao público, mediante inscrição, e representa uma oportunidade para a atualização de conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos na área, assim como a possibilidade de interagir com profissionais e colegas do setor.
Comentários