top of page

Leça da Palmeira recebe Festival Gastronómico Vegetariano de Matosinhos

O Festival Gastronómico Vegetariano de Matosinhos está de volta nos dias 20 e 21 de julho e tem lugar na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, com entrada gratuita. O festival terá showcookings, aulas de yoga e Tai Chi em mais de 40 expositores relacionados com o vegetarianismo, saúde e sustentabilidade.

 


O evento convida não só vegetarianos, mas sim todos os curiosos que procurem descobrir mais sobre o universo da cozinha à base de ingredientes de origem vegetal.

O festival promete ser repleto de partilhas, receitas, provas e muita animação para adultos e crianças, desde pinturas faciais, a oficinas temáticas de participação livre.

No sábado, 20 de julho, o palco é inaugurado com uma aula de Tai Chi, para preparar o corpo e a mente para um fim de semana de aprendizagem e atividades. Como envelhecer de forma mais saudável, alimentação vegetariana para bebés e crianças, alimentação vegetariana num contexto desportivo e os benefícios de uma alimentação à base de produtos de origem vegetal são alguns dos temas das palestras e conversas que o público pode assistir ao longo deste dia.

Bruna Simões, concorrente do MasterChef Portugal 2024, vai apresentar um showcooking que promete dar a descobrir algumas receitas vegan com sabor a mar. No mesmo formato, Ana Sofia Rosado, vai fazer receitas de Tofu.   

No domingo, 21 de julho, o dia começa com uma aula de Yoga. Pautado por mais showcookings e masterclasses, que contam com as participações da Chef Diana Dias, da blogger Maria Dordio, de Sónia Monteiro, representante da Filtrarte, e de Emanuel Sávio, participante finalista do MasterChef Brasil, o segundo dia do festival dá a conhecer inúmeros aperitivos e receitas vegetarianas para toda a família, mostrando que é possível juntar, na mesma mesa, sobremesas, deliciosos snacks e alimentação saudável.

No programa, seguem-se várias palestras sobre o vegetarianismo aliado à saúde e prevenção de doenças crónicas, assim como um momento mais sério e igualmente importante, onde médicos especialistas explicam os efeitos do açúcar num “cérebro vegetariano”.

Estarão distribuídos mais de 40 expositores de marcas e projetos portugueses, focados no vegetarianismo e na sustentabilidade. Desde opções, doces ou salgadas, francesinhas, enchidos vegan, sushi, café e temperos, comida tradicional portuguesa vegan, as propostas alimentares estendem-se por todo o recinto, sem ingredientes de origem animal. Também neste espaço, é possível encontrarem-se novos projetos relacionadas com o vestuário, acessórios, cosmética vegan e natural, decoração, higiene pessoal, filtragem de água e livros sobre alimentação vegetariana e vegana. 

Comentários


bottom of page