A 19ª edição da Maquitex visita a Exponor, em Leça da Palmeira, de 26 a 28 de março.
![](https://static.wixstatic.com/media/821eeb_fb33b8348ff34dae9c76e18687fd1ee1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/821eeb_fb33b8348ff34dae9c76e18687fd1ee1~mv2.jpg)
A Maquitex - Exposição Internacional de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria Têxtil, Confeção, Vestuário, Impressão e Bordados congrega pela 19.ª vez a força produtiva do setor na EXPONOR, de 26 a 28 de março, das 10h00 às 19h00.
O evento, organizado conjuntamente com a OFFE – Organização Funcional de Feiras e Eventos, apresenta a maior montra técnica e tecnológica de uma atividade vital para a economia portuguesa, e expõe as melhores e mais atuais máquinas, equipamentos, acessórios, matérias-primas e serviços para as indústrias têxtil, confeção, vestuário, bordados, impressão, moda e afins.
A Maquitex irá receber empresários, gestores e dirigentes com competência ao nível do processo produtivo das empresas, quadros técnicos, diretores de produção, compras e aprovisionamento, bem como quadros dos departamentos comercial, qualidade, engenharia e investigação, além de projetistas e consultores.
O evento ocorre num momento particularmente desafiador para as exportações lusas do setor, marcadas pela incerteza da orientação económica externa da recém-empossada administração de Donald Trump, dado os Estados Unidos da América serem dos principais mercados de destino de vários segmentos, designadamente do que engloba a roupa de cama, mesa e banho, onde assumem o lugar de topo.
“A Maquitex é uma vitrina - e uma amostra - de eleição da capacidade e qualidade produtiva do têxtil e vestuário nacionais. Este setor tem sido capaz de se reinventar, sobretudo através da inovação e da incorporação de tecnologia. E tudo isto está a acontecer nas empresas e em centros tecnológicos numa altura em que é sabida a forte aposta em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, por forma a conferir ao tecido empresarial competitividade adicional nos anos vindouros, que se perceberá na feira”, sustenta o diretor-geral da EXPONOR, Diogo Barbosa.
Na Maquitex “ver-se-á como vários fabricantes portugueses estão a dar cartas no desenvolvimento e personalização de equipamentos para a indústria têxtil internacional. E como têm vindo a distinguir-se pela sua capacidade de implementar soluções inovadoras e capacitadoras da produtividade empresarial, norteada pela sustentabilidade, digitalização e transição de portefólio”, nota, Carlos Cunha, diretor-geral da OFFE.
Até novembro de 2024, as exportações da atividade totalizavam 5.152 milhões de euros, um decréscimo de 4%, em valor, face a 2023, mas um aumento de 1% em quantidade (441,1 mil toneladas em produtos). A balança comercial do setor apresentava um saldo positivo de 392 milhões de euros. Espanha, França e Alemanha continuam os três principais mercados de destino, ao passo que Marrocos, Estados Unidos da América e Polónia são os países que estão a evidenciar maior incremento nos últimos meses.
Em simultâneo irá decorrer a 5.ª edição da Maquishoes - Feira de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria do Calçado, plataforma setorial onde se apresentam as tendências, as soluções e as inovações para toda a cadeia de valor industrial do calçado, que está atualmente a desenvolver dezenas de projetos de modernização (de automação, digitalização e sustentabilidade) e a preparar-se para o futuro.
Comments