top of page
Foto do escritorNotícias de Matosinhos

Norte do país vai ser atingido por concentração de partículas poluentes no ar

Os cidadãos residentes no Norte do país devem ter especial prudência à exposição ao ar esta sexta-feira, 3 de fevereiro



A região vai ser atingida, esta tarde, por uma concentração de partículas poluentes no ar, o que resultará num pico de poluição.

De acordo com os dados resultantes dos mapas de monitorização de qualidade do ar, a situação mais grave vai acontecer nas zonas entre Braga e Porto, mas também as áreas de Aveiro e Lisboa serão afetadas.

Tendo em conta a prejudicialidade do fenómeno, os especialistas recomendam a adoção de medidas de proteção por parte da população, como a utilização de máscara, sobretudo para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

Na sua página de Twitter, o geógrafo Alfredo Graça refere que o “tempo seco e estável é agradável para a maioria das pessoas devido à «calma» associada”, mas explica que a “poluição ganha protagonismo com altas pressões porque os poluentes não se dispersam devido a processos de subsidência, inversões térmicas e ausência de vento”.

Adicionalmente, também a concentração de fábricas e a forte circulação rodoviária poderão justificar o fenómeno nas áreas mais afetadas pelas partículas poluentes no ar.

Comentarios


bottom of page