Foi apresentada a primeira edição do festival inteiramente dedicado ao surf, que terá competição, conversas com especialistas e a tentativa de bater um recorde mundial.
O Norte Surf Fest foi apresentado em Conferência de Imprensa, que decorreu no dia 26 de junho, no Edifício Transparente, em Matosinhos. O festival que será inteiramente dedicado ao surf, vai decorrer nos dias 27, 28 e 29 de setembro, nas praias de Matosinhos e Internacional.
Na cerimónia estiveram presentes Afonso Teixeira, Diretor Executivo da Associação de Escolas de Surf de Portugal; Marta Pontes, Vereadora do Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal de Matosinhos; Luís Pedro Martins, Diretor do Turismo do Porto e Norte de Portugal; Telma Gonçalves, Diretora Coordenadora da Direção de Marketing e Mercados do Turismo de Portugal; e Cesar Navio, Administrador Executivo da Ágora – Cultura e Desporto do Porto.
O grande destaque do evento é a tentativa de bater o recorde mundial de número pessoas a surfar uma onda ao mesmo tempo. O recorde atual está nos 110 surfistas, establecido na África do Sul, pelo que a organização espera juntar 500 surfistas para tentar superá-lo e deixar o nome de Matosinhos na história.
Ao longo dos três dias haverão as Surf Talks, palestras que vão juntar grands nomes do surf nacional e internacional. Estão para já confirmados Sam George, Nick Carrol, Ed Atkin e Nick Hounsfield, que vão discutir o potencial turísitico e desportivo de Matosinhos.
O evento contará também com o “Surf & Rescue”, uma iniciativa de ações educativas sobre segurança e salvamento, as “Converas à Nortada”, que vão juntar gerações de surfistas locais, sunset parties e o “MARcado” um mercado ao ar livre de empreendedores locais.
“O Norte Surf Fest será a grande festa do mar e do surf do Norte de Portugal. O evento dará um grande destaque aos temas da sustentabilidade, da inovação, com destaque para as piscinas de onda artificiais, e ainda para história e cultura do surf com grandes especialistas e grandes conhecedores do surf mundial. O destaque será dada à comunidade local, do Porto e Matosinhos. Este será um festival com muita ação e animação para toda a família”, afirmou Afonso Teixeira da AESP, um dos grandes responsáveis pelo evento.
Marta Pontes destacou a importância do surf e do evento “O Surf é um motor da economia local e do turismo”.
O evento é de entrada livre, à exceção das “Surf Talks”, que têm um custo diário de 25 euros.
Comments