Mesmo no fim de agosto, em Matosinhos, a animação continua. Consulte aqui todas as sugestões para o próximo fim de semana
"Há baile no coreto" - Baile
Sexta-feira, 1 de setembro e sábado, 2 de setembro, pelas 21.30h, realiza-se no Coreto de Guifões o “Há Baile no Coreto”.
Na Sexta-Feira irá atuar o Duo Contakto e no sábado o Duo Rogério e Márcio.
A entrada é livre.
Quando: 1 e 2 de setembro, às 21h30
Onde: Coreto de Guifões
IV Leça Folk - Música
No âmbito do IV Festival de Folclore "Leça Folk", o Grupo Etnográfico "Os Pescadores do Castelo" promove uma "Noite Musical" com a participações da Escola de Dança Alberta Lima, a Tuna Académica da Escola Superior de Educação do Porto e o grupo musical Âncora. A entrada é gratuita.
Quando: 1 de setembro, às 21h30
Onde: Largo do Castelo, em Leça da Palmeira
Exposição comemorativa dos 100 anos do arquiteto Fernando Távora - Exposição No âmbito das comemorações dos 100 anos do arquiteto Fernando Távora, será inaugurada pelas 18h do dia 25 de agosto, na Galeria da Biblioteca Florbela Espanca, uma exposição documental com plantas do Arquiteto, que ficará patente até 23 de setembro. Serão quatro momentos a apresentar: - Plantas de edifícios concretizados; - Plantas e projetos que não foram realizados; - Plantas assinadas pelo arq. Fernando Távora; mas o edifico foi realizado pelo arq. Álvaro Siza Viera; - Plantas assinadas pelo o arq. Fernando Távora e pelo Arq. Álvaro Siza Vieira. Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/fernando-tavora-1923-2005 Quando: de 25 de agosto a 23 de setembro de 2023 | Horário: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h; Sábados das 9h30/12h30 e das 13H30 às 17h30; Domingo encerrado Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca "Memórias das Escolas do Palacete" - Exposição No âmbito das comemorações do aniversário do Museu da Memória de Matosinhos, será inaugurada uma exposição de tributo da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, entre as décadas de 50 e 80.
Quando: 26 de agosto, 17h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
Animar Angeiras – Animação O Animar Angeiras convida todos os interessados para uma visita muito especial guiada por Joel Cleto, dia 1 de setembro, pelas 19h00. Quando se completam 30 anos sobre as escavações que desenvolveu na praia de Angeiras, este arqueólogo destacará a importância dos vestígios aqui existentes de uma fábrica de conserva de peixe de época romana, com cerca de 1700 anos. Serão explicadas as estruturas ainda visíveis (os famosos tanques de Angeiras) e as "receitas" destas conservas, incluindo o então muito popular garum. Mas esta visita não se centrará apenas no areal, já que percorrerá também identitários espaços da comunidade piscatória com o objetivo de dar a conhecer a sua História.
Integrado também no Animar Angeiras, no dia 1 de setembro, às 22h00, junto à Praia de Angeiras, haverá a apresentação do projeto “Quem Somos: Os Rostos do Mar”.
Partindo das recolhas efetuadas em residência artística na comunidade piscatória de Angeiras, foi desenvolvido um espetáculo audiovisual que conta com a voz de Raquel Sousa, as sonoridades de Simão Valinho e os visuais de Lígia Lebreiro.
Esta criação é o espelho daquilo que de melhor encontramos no seio desta comunidade: as pessoas, as tradições, as histórias, as danças e canções, os saberes… mas sobretudo o seu caráter tão distintivo, moldado pela vida do mar que tanto tem de generoso como de duro e inconstante.
Os marítimos de Angeiras adaptam-se e reinventam-se para melhor tirar partido de épocas e marés, usando e criando diversas artes. Com redes, armadilhas ou até mergulhando “às percebes”, são persistentes, trabalhadores e industriosos, nutrindo um profundo respeito pela origem do seu ganha-pão: o Mar.
São estes os rostos de Angeiras, são “Os Rostos do Mar”.
A entrada é livre. Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/animar-angeiras Quando: 01 de setembro
19h00 – visita guiada
22h00 - apresentação do projeto “Quem Somos os Rostos do Mar”
Onde: Praia de Angeiras
Concerto com Bia Ferreira – Concerto
Dia 2 de setembro, pelas 22h00, o Teatro Constantino Nery abre portas a um magnífico concerto de Bia Ferreira.
Estreia em Portugal o seu trabalho a solo e ao piano a cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista brasileira. Definindo a sua música como "MMP — Música de Mulher Preta", Bia Ferreira aborda temas recorrentes nas suas letras: o racismo, a homofobia, o feminismo negro, o amor e a política.
Nascida no interior de Minas Gerais, mudou-se para Aracaju, estado de Sergipe. De família tradicional evangélica, iniciou os seus estudos na música desde cedo, em parte, por insistência da sua mãe, também ela cantora, regente de coral e pianista. Aos três anos, começou a estudar piano, tendo posteriormente entrado no Conservatório Brasileiro de Música. Ainda adolescente, Bia saiu de casa e viajou sozinha pelo Brasil com um violão, vivendo da sua música, cantando e tocando para todos os que a queriam ouvir. Um dia, de forma inesperada, foi convidada para atuar em Curitiba, no Sofar Sound Latin America. Através desta plataforma, o seu tema “Cota Não É Esmola” espalhou-se mundialmente, tendo mais de 13 milhões de visualizações no YouTube.
Desde 2017 que viaja entre o Brasil e a Europa, tendo aceitado o convite, em 2022, para atuar na WOMEX em Lisboa. A artista tem três discos editados: “Bia Ferreira no Estúdio Showlivre” (gravado ao vivo, em 2018); “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado” (2019) e “Faminta” (2022).
Classificação etária: M/6
O link para aceder ao site da BOL para comprar os bilhetes:
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/bia-ferreira
Quando: 02 de setembro, às 22h
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Põe-te a Mexer… - Programa Desportivo
De 1 julho até 8 setembro, em diversos locais públicos do concelho de Matosinhos., o Põe-te a Mexer está de regresso com atividades de fitness que incluem caminhadas, localizada, pilates, ioga, treino funcional, zumba, cycle, entre outras, para um verão saudável e cheio de energia.
Uma iniciativa da Matosinhos Sport, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos,
Mais informações: www.cm-matosinhos.pt e www.matosinhosport.com
Programação:
Quarta-feira /Noite
Marginal de Matosinhos
Zumba› 20h/21h
Cycle › 21h/21h30 e 21h30/22h
23 e 30 agosto; 6 setembro
Sábados
Manhãs no Parque das Varas
Localizada › 10h30/11h30
Ritmos › 11h30/12h30
Tardes na Marginal de Perafita
Localizada › 15h/16h
Aula de Zumba › 16h/17h
19 e 26 agosto; 2 setembro
Domingos
Parque do Carriçal
TRX-Funcional › 10h30/11h30
Pilates/Ioga › 11h30/12h30
Marginal de Matosinhos
Localizada › 10h30/11h30
Zumba › 11h30/12h30
20 e 27 agosto; 3 setembro
Aprende a … - Programa Desportivo
Aprende a… é uma iniciativa inovadora, sem caráter competitivo, um suplemento adicional ao desporto com enquadramento federativo. O seu principal objetivo, além da massificação da oferta desportiva, é permitir aos cidadãos, independentemente da idade, de darem os primeiros passos, ou aperfeiçoarem a sua prática, nas modalidades parceiras deste projeto.
Numa organização da Matosinhos Sport, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, das Uniões de Freguesia e das associações do concelho, estas atividades decorrem ao ar livre em locais diferenciados do concelho, sendo gratuitas, sem inscrição, mas com vagas limitadas.
O Aprende a Pedalar e o Aprende a Patinar decorrem na marginal de Matosinhos, enquanto o Aprende a andar de Skate acontece na Praça Guilherme Pinto. O Aprende Orientação terá lugar em vários locais a anunciar oportunamente, enquanto o Aprende a Jogar Ténis decorre no Campo de Ténis de Sta.Cruz do Bispo.
Já as modalidades de praia - Andebol, Futebol e Voleibol - acontecerão nas praias de Matosinhos e Leça da Palmeira, mas também (exceto futebol) nos campos de areia da Associação Académica de São Mamede.
O Aprende a jogar Basquetebol é a novidade para 2023, com ajuda do Guifões Sport Clube e do Grupo Desportivo Basquete de Leça, acontecendo na Senhora da Hora (Campo dos Físicos) e noutros locais a designar.
Mais informações e programa completo: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/aprende-a-8
"Interrupções e continuidades na Coleção de Arte Municipal" - Décadas de 30 a 50 - Exposição
Inaugurada a 18 de maio, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museu, a exposição centra-se na coleção de arte da autarquia, especialmente nas obras produzidas entre as décadas de 30 e 50 do séc. XX.
A mostra resulta de um projeto pedagógico da Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O desafio lançado pela autarquia aos estudantes da Licenciatura em História da Arte visa permitir um maior contacto e valorização das obras que integram a sua Coleção de Arte.
A exposição conta com espólio artístico, documental e vídeo da autarquia, em que nomes incontornáveis da coleção e da história de arte portuguesa, como Augusto Gomes, Joaquim Lopes, Agostinho Salgado, entre outros, criam esse percurso narrativo entre as interrupções e continuidades que caracterizam as teorias e práticas artísticas de início até meados do século XX.
A exposição pode ser visitada até 17 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 13 e das 15h às 18h.
Entrada: 1 €
Quando: 18 de maio a 17 setembro de 2023 | Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
"Cascata Gigante em Miniatura" - Exposição Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque. A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas. Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira Entrada: 1€ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque "José de Lemos" - Exposição “A Casa do Design recebe a retrospetiva “José de Lemos” dedicada a um artista que, durante décadas, foi um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças. José de Lemos iniciou carreira na imprensa, em 1927, deixando o seu traço modernista e de altos contrastes nos diversos jornais e revistas em que trabalhou. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcaram a sua vida e obra. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças que abrangem desenhos, jornais, revistas e folhetos. O programa inaugural tem início às 16 horas. Organizada pela esad—idea, em parceria com as Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal, a exposição que chega agora à Casa do Design foi apresentada pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2020. Desta exposição surgiu também a publicação homónima, coeditada pela esad—idea e pela Arranha-Céus”. Mais informações em: https://casa-design.pt/pt Quando: até 1 de outubro | Horário:2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00 Onde: Casa do Design, em Matosinhos "Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição “Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos. Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens. Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados. Quando: de 11 de fevereiro a 10 de setembro de 2023 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00 Onde: Casa do Design "Razão Inversa" de Fernando Calhau - Obras da Coleção de Serralves - Exposição Partindo do núcleo de obras de Fernando Calhau (Lisboa, 1948 − 2002) pertencentes à Coleção de Serralves e a importantes coleções em depósito na Fundação, a exposição reúne um conjunto de trabalhos que marcam diferentes momentos do percurso do artista ao longo de quatro décadas desde 1970 (pintura, desenho, instalação, vídeo…), revelando, por um lado, a consistência da sua prática e, por outro, a sua surpreendente ambivalência. Ancorada no rigor da arte minimal e numa sensibilidade romântica, a obra de Fernando Calhau revela-se repleta de conflitos internos que lhe conferem uma complexidade invulgar, pertencendo ao universo da razão e da intuição. Concebida especificamente para a Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição dá a conhecer ao público a obra deste artista que constitui uma referência central para a comunidade artística portuguesa. Fernando Calhau iniciou a sua carreira artística na gravura, pintura e desenho, para depois se dedicar à fotografia, ao filme e ao vídeo. A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem como objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. “Razão Inversa” pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 27 de agosto no seguinte horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00. Quando: 27 de maio a 27 de agosto | horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00 Onde: Galeria Municipal de Matosinhos "Paulo: Para além do desenho - Conversando com Paulo Mendes da Rocha" - Conversas “Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma perspetiva mais alargada da sua visão do mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra. Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. Paralelamente a esta, a nave expositiva alberga a Exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha". Com as duas exposições, vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha.”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" - Exposição “A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público a 26 de maio de 2023, às 21h30. A mostra tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura. Percorrendo sete décadas de atividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. Patente na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura, a mostra faz mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra: a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público acompanhada da Exposição "Paulo" na Galeria da Casa. Com as exposições, é lançado um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita. Quando: Todos os domingos de cada mês Onde: Casa da Arquitectura O Museu é + velho do que eu - Festas de Aniversário "O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante. Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança. Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago Contamos contigo! – Leitura Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos. Quando: sábado às 11h00 ou 15h00 Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca ECO-MERCADO – Mercado Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa. Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado Quando: sábados das 8h00 às 13h00 Onde: Jardim Basílio Teles
Comments