Fevereiro é um mês cinzento. Talvez por ficar a meio do inverno, talvez por ter menos dias que os restantes meses do calendário. Ou então por razões históricas, já que nem sequer existia nos primeiros tempos de Roma (entenda-se Império Romano). Os romanos tinham um calendário de 10 meses daí o nome dos meses finais do calendário: setembro (7), outubro (8), novembro (9) e dezembro (10)
Tudo terá começado com a fundação da cidade de Roma
Com a lenda de Rómulo e Remo, os dois irmãos que terão sido criados por uma loba (veja-se o símbolo da cidade Roma, a Loba do Capitólio). Já nesta altura os astrónomos tinham grandes conhecimentos e conheciam bem os solstícios (de verão – dia mais longo do ano, ou de inverno – noite mais longa do ano) e os equinócios (de primavera e outono, quando os dias e as noites têm precisamente a mesma duração).
Porque é que fevereiro só tem 28 dias?
Mas havia uma diferença entre o ano solar e o ano lunar (o ano lunar contempla as fases da lua – nova, crescente, cheia e minguante – e os romanos criaram um calendário lunar com dez meses, com início em março e fim em dezembro. Mas a este calendário faziam falta as estações do ano, fundamentais para a agricultura e daí a criação de dois novos meses. Houve ainda a alteração do número de dias de cada mês em virtude de algumas crenças dos romanos (ver “Porque é que fevereiro só tem 28 dias?”. No fim, fevereiro ficou com 28 dias e já na altura era considerado um mês com má sorte e queriam que acabasse depressa.
Provérbios e ditados populares de fevereiro
A própria sabedoria popular, resultado experiências e saberes de séculos ou mesmo milénios, transmitidos de início oralmente, de geração em geração, realça este caráter único do mês de fevereiro. Deixo aqui alguns provérbios e ditados populares referentes a este mês:
Aveia de fevereiro, enche o celeiro.
Bons dias em janeiro vêm a pagar em fevereiro.
Dia de S. Brás, a cegonha verás e, se não a vires, o inverno vem atrás.
Em fevereiro chuva, em agosto uva.
Em fevereiro neve e frio, é de esperar ardor no estio.
Em fevereiro, ergue-se o centeio, a aveia enche o celeiro e a perdiz afaz-se ao poleiro.
Fevereiro chuvoso faz o ano formoso.
Fevereiro enxuto rói mais pão do que quantos ratos há no mundo.
Fevereiro o mais curto mês e o menos cortês.
Fevereiro quente traz o diabo no ventre.
Fevereiro seca as fontes ou leva as pontes.
Fevereiro quente, não o vejas tu nem o teu parente.
Neve de fevereiro, presságio de mau celeiro.
Quando não chove em fevereiro, nem bom prado nem bom palheiro.
Tanta chuva pelas candeias (Nª Sª das Candeias, dia 2), tantas abelhas para as colmeias.
Se a Senhora chorar, o Inverno está pra acabar, se rir, a Primavera está pra vir.
Comments