Decorreu ontem, na Escola Básica da Barranha o rastreio de patologias oculares no Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora e contou com a presença do Vice Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta e do Presidente da União, Leonardo Fernandes
A Escola Superior de Saúde / Politécnico do Porto, através da sua Área Técnico Científica de Ortóptica, em parceria com o Hospital Trofa Saúde de Matosinhos, a União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Câmara Municipal de Matosinhos e o Lions Clube Senhora da Hora, estão a realizar um rastreio de patologias oculares que provocam diminuição na visão (ambliopia) no Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora e São Mamede de Infesta.
Este rastreio é realizado através de fotografias aos olhos dos educandos, que detectam essas alterações. O resultado será comunicado (entregue) aos pais e, caso existam fatores de risco para a visão, recomenda-se a ida logo que possível ao médico de família, pediatra, oftalmologista, ou, a um hospital de referência.
A atividade irá abranger 408 crianças do pré-escolar da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora e realizar-se-á todas as terças-feiras até ao dia 6 de junho de 2023.
Estes rastreios revestem-se de enorme importância para a população estudantil, uma vez que permitem a identificação precoce de problemas visuais que, não sendo corrigidos, podem ser comprometedores do sucesso escolar dos alunos.
Comments