Tem início amanhã, 16 de novembro, a edição de 2024 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorrerá até 24 de novembro, com o mote “O Desperdício Alimentar não tem paladar”.
O evento irá decorrer nas áreas de influência da LIPOR (Matosinhos, Espinho, Gondomar, Maia, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), onde foram registadas 213 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana, abrangendo diferentes públicos-alvo.
Imbuídas nesta missão, são inúmeras as entidades participantes, nomeadamente: LIPOR e Municípios Associados; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos, Mar Shopping; Juntas de Freguesia; Escolas Básicas, Profissionais e Universidades; e Cidadãos em nome individual, entre muitas outras.
O dia 16 de novembro marcará, assim, o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2024 e são inúmeras as atividades e iniciativas a acontecer. Consulte abaixo as atividades:
Município de Matosinhos
· Workshop "Cozinhar sem Desperdício", ensinar a evitar o desperdício de alimentos: comprar e conservar, bem como a confeção e degustação de receitas a partir das mais diversas sobras de alimentos. No âmbito do projeto BioSénior, constituído por residentes do concelho com mais de 50 anos, ligado ao programa Experiências Seniores da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, os participantes serão desafiados a pensar num ingrediente primário e, com base nele, criar uma receita que maximize o uso de todos os produtos envolvidos. Esta receita irá ser escrita, preparada e apresentada ao grupo para degustação – 19 novembro.
· Oficina "Hino Zero desperdício Alimentar", onde através da música se irá sensibilizar os participantes a criar um hino sobre o desperdício alimentar – 21 de novembro.
· A União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira dinamizará o workshop "Talos não é lixo", no dia 19 de novembro, onde se abordarão formas criativas de aproveitar os talos de vegetais e se irão preparar receitas práticas.
· A MatosinhosHabit realizará um conjunto de workshops promotores de estratégias que previnem o desperdício alimentar: no dia 18 novembro, o workshop, "Um Prato Cheio de Oportunidades", uma ação que segue as linhas orientadoras do projeto “Alimentação Desperdício Zero”, e que irá também introduzir algumas questões ligadas ao projeto “Dose Certa”; no dia 19 de novembro o workshop “Cozinhar com Variedade e Sem Desperdício”, dando seguimento ao Projeto "Alimentação Desperdício Zero"; destaca-se, ainda, no dia 22 de novembro, o workshop “Mini Chefs Sustentáveis”, que terá uma maior incidência na preparação de lanches diferentes, aproveitando as cascas dos alimentos e criando combinações improváveis. Esta iniciativa será dirigida a adolescentes que frequentam o projeto “Sou Capaz” da Escola EB 2,3 de Guifões, do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos.
Município de Gondomar
· Encenação teatral sobre o livro "Desperdício Alimentar", com o ator e animador Bruno Batista, no CEA da Quinta do Passal – 16 de novembro.
· Palestra "O papel do nutricionista na prevenção do desperdício alimentar", pela Senhora Bastonária dos Nutricionistas Dra. Liliana Sousa e destina-se a Professores, associações, IPSS's, profissionais da área e publico em geral - 18 de novembro, pelas 16h00 no CEA Quinta do Passal.
· A Oficina do Brinquedo, com Simão feito à mão chega ao CEA da Quinta do Passal, onde os professores serão convidados a construir três modelos distintos de brinquedos, reutilizando materiais - CEA da Quinta do Passal, no dia 21 de novembro, das 16h00 às 17h30.
Durante toda a semana, o Município de Gondomar, irá dinamizar ainda as exposições:
· “Brinquedos Simão Feito à Mão”, um conjunto de aproximadamente 20 modelos diferentes de brinquedos desenvolvidos pelo autor, acompanhados de mostra dos materiais reutilizados, no CEA da Quinta do Passal;
· “Alimentação Saudável e Sustentável”, exposição com lugar também no CEA da Quinta do Passal.
· A exposição “Os 5 mandamentos da prevenção na produção de resíduos que estará patente na Escola Básica de 1.º CEB de Gandra.
O Município da Maia irá promover um conjunto de workshops na Escola de Educação Ambiental da Quinta da Gruta:
· Workshop Moktails sustentáveis - combater o desperdício alimentar e dirigido a famílias - 16 de novembro, entre as 15h00 e as 17h00.
· Atelier de Pão Artesanal - Cozinhar sem desperdício, onde se irá associar a sustentabilidade à alimentação saudável, possibilitando aos alunos a confeção de pão em forno de lenha, de forma interativa e participada - dia 18 de novembro.
· Workshop Cozinha Inteligente – Família Eficiente dedicada às famílias – 18 novembro, entre as 18h00 e as 20h00.
· Workshop Cozinhar sem desperdício, também dirigido às famílias - 19 de novembro entre as 18h00 e as 20h30.
· Workshop (DIY) Planeamento de Refeições Semanais - combater o desperdício alimentar - 20 de novembro entre as 18h00 e as 20h00.
· Workshop - Quizz Desperdício Alimentar – Qual a minha pegada? para as famílias - 21 de novembro, entre as 18h00 e as 20h00.
· Workshop - Jardim Mágico - cultivar a partir de caroços e sementes - combater o desperdício alimentar - 22 de novembro entre as 18h00 e as 20h00.
· A Hora do Conto | A História do Senhor Lixo - combater o desperdício alimentar - 23 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00.
· Workshop - Alimentação Sustentável - combate ao desperdício alimentar – 23 de novembro entre as 15h00 e as 17h30.
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
· Repair Café, pensado para envolver a Comunidade na reutilização e recuperação de objetos do quotidiano. Nesta atividade os cidadãos serão convidados a trazer um pequeno eletrodoméstico para aprender a repará-lo – 16 novembro, pelas 10 horas.
· Oficina de Fabricação de Ambientadores Ecológicos, onde os participantes irão aprender a produzir ambientadores naturais através da reutilização de embalagens de vidro e da utilização de plantas aromáticas e cascas de frutas, promovendo o uso de alternativas ecológicas aos produtos industrializados – 18 novembro.
· Oficinas sobre Desperdício Alimentar com população sénior, onde serão convidados a fazer receitas de bolos e batidos utilizando cascas e sobras de alimentos. Aprenderão dicas, sobre o armazenamento de alimentos, interpretação de datas de validade e alternativas de cozinhados - 20 e 21 de novembro.
· Oficina de Reciclagem de Papel, onde os participantes aprenderão a reciclar papel usado, transformando-o em novas folhas - dia 20 de novembro.
· Tertúlia "Os desafios no combate ao desperdício alimentar", dará a conhecer o que está a acontecer no concelho nesta matéria e que passos as empresas estão a dar para combater o desperdício alimentar. Esta sessão irá contar com a presença da LIPOR, Mercadona, Louripóvoa, Grupo Bodegão e a Associação Dariacordar - 22 de novembro.
· Workshop "Cozinhar sem desperdício" e Formação em Compostagem Caseira, apresentando a compostagem como uma alternativa ao desperdício alimentar, promovendo a valorização dos biorresíduos produzidos e ao mesmo tempo reduzir a quantidade de resíduos que são desperdiçados, dando autonomia às famílias e comunidades - 23 de novembro.
· Durante toda a semana o município irá divulgar nas redes sociais e jornais locais o programa "Quem não come tudo, Embrulha.”, programa esse que incentiva os restaurantes a oferecerem embalagens sustentáveis aos clientes para que possam levar para casa as sobras das suas refeições, evitando que alimentos próprios para consumo sejam desperdiçados.
· Exposição "Prevenção de Resíduos", constituída por 5 painéis que abordam a temática da prevenção de resíduos, dando a conhecer a importância da redução dos mesmos, contribuindo para a mudança de hábitos e adoção comportamentos sustentáveis.
Município de Valongo
· Workshop de Compostagem Caseira - incentivando à redução, reutilização e circularidade dos biorresíduos – 16 novembro.
· Auditoria Ambiental, na Escola Secundária de Ermesinde com o objetivo de avaliar a gestão de resíduos, reduzir o desperdício, aumentar a reciclagem e promover uma cultura de responsabilidade ambiental junto da comunidade escolar - 18 de novembro.
· Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo, juntamente com duas turmas da Escola Secundária de Valongo, juntar-se-ão à iniciativa “Sopa Seca”, na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo para confecionar e degustar esta sobremesa tradicional - No dia 20 de novembro, das 10h às 12h30
Além disso, ao longo da semana serão desenvolvidos inúmeros workshops promovidos por instituições distintas. Destacamos:
· A Escola Superior de Enfermagem do Porto, no dia 18 de novembro, empreenderá o Workshop "Do carrinho ao prato: como combater o desperdício alimentar", tendo como objetivo principal apresentar bases teóricas e práticas que permitam elaborar qualquer tipo de preparação culinária com sem desperdício alimentar.
Muitas outras interessantes iniciativas irão decorrer, tais como:
· O VIVA Lab (Tinker City associação) irá dinamizar o Encontro Mensal de Têxteis, dedicado ao mundo dos têxteis e que procura explorar novas soluções circulares através de diferentes técnicas na área têxtil: DesCoser Preconceitos, no dia 16 de novembro;
· A Let's Swap, no dia 16 de novembro, irá dinamizar o Mercado de Trocas de Livros Let's Swap x Loja Zero Plástico - Book Edition, um mercado de troca de livros com o objetivo de incentivar a reutilização e diminuir o desperdício.
· No dia 19 de novembro a Escola Superior de Enfermagem do Porto promoverá uma iniciativa única: o Mercado de Alimentos, onde poderá trocá-los por produtos que outros participantes irão trazer, tudo de forma sustentável e solidária.
· A PortoEstádio no dia 19 de novembro irá apresentar, em vídeo, como evitar o desperdício alimentar num jogo de Futebol no Estádio do Dragão.
· Ainda, no dia 20 de novembro, entre as 14h30 e as 16h30, a FEUP, em parceria com a LIPOR – Projeto Crew, vão dinamizar um Repair Café.
· Durante toda a semana, a ANA - Aeroportos de Portugal SA - Aeroporto Francisco Sá Carneiro desenvolverá as iniciativas Restaurantes em Ação: Sensibilização para Redução do Desperdício Alimentar no Aeroporto do Porto, bem como Do Aeroporto à Sua Mesa: Reduzindo o Desperdício Alimentar Juntos- Sensibilização sobre o desperdício alimentar nas famílias.
· No MAR Shopping Matosinhos, durante toda a semana, serão divulgadas as campanhas digitais ReFood, Bom Aproveito e Zero Waste Competition, com vista à sensibilização para a temática.
· A Red Dot, durante esta semana, irá dinamizar a Ação Reduza, abordando diretamente a comunidade vizinha, pedindo objetos, roupas ou outros materiais que tenham em casa, e que considerem “lixo” com o objetivo de se produzirem manualmente Coroas de Natal. No fim, as Coroas de Natal serão oferecidas às mesmas pessoas que doaram os materiais.
Além disso, estará patente a exposição "Complexo Uste", promovida pela Árvore, Cooperativa de Atividades Artísticas, C.R.L., onde se aprofundará a relação entre matéria descartada e as práticas artísticas. A exposição está patente na Casa do Corim, hub de sustentabilidade da LIPOR, e pode ser vista até ao dia 6 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 16:30. Os próprios artistas orientarão uma visita à exposição no dia 9 de novembro, entre as 16h00 e as 17h00.
A Academia LIPOR irá promover algumas ações de formação durante esta semana, a destacar: a formação “A Importância da Descarbonização nas Organizações”, no dia 19 de novembro, destinada a profissionais com interesse na temática da sustentabilidade, com os objetivos de abordar a problemática das Alterações Climáticas, identificar problemas, e desafios, necessidades. Ainda, entre os dias 18 e 24 de novembro, o curso “Zero Desperdício”, uma ação de formação destinada a profissionais com interesse na temática da prevenção, com os objetivos de sensibilizar para a prevenção de resíduos em diferentes fases da cadeia e em diferentes sectores de atividade.
A iniciativa LIPOR "Compostores Comunitários: a sua ação em números!”, será promovida no dia 18 de novembro e dará a conhecer a participação, envolvimento e feedback das famílias.
Ainda promovido pela LIPOR, no dia 19 de novembro, será realizado o encontro virtual “À conversa sobre Prevenção de resíduos Alimentares e outros - Encontro online com a rede local de Parceiros Observatório de Resíduos LIPOR”, que contará com todos os parceiros locais do Observatório de Resíduos!
Para além disso, a LIPOR irá divulgar, nos seus canais digitais, mais dois episódios, em vídeo, de “Cozinhar sem Desperdíco – Cooking Dates”, duas conversas em torno do desperdício alimentar, enquanto se confecionam receitas com aproveitamento integral dos alimentos. Inspirado nesta rubrica, será lançado o E-Book de receitas sem desperdício, onde se encontrarão reunidas todas as receitas até agora partilhadas.
Haverão ainda, durante toda a Semana, as seguintes ações:
· Nos Municípios da Lipor estarão em exibição Muppies na via pública com a mensagem da prevenção, exposições e campanhas nos meios digitais.
· A LIPOR abordará a temática de prevenção de resíduos, nos seus canais internos e externos, como forma de sensibilizar para o tema.
· A LIPOR colocará à disposição dos seus colaboradores e dos seus visitantes estruturas de Bookcrossing, destinadas à troca de livros: “Livros que vão e vêm!”, que poderão ser encontradas na Casa do Corim, Academia e LIPOR.
· Os Municípios de Gondomar e da Maia disponibilizarão também estruturas de Bookcrossing;
· O Ecocentro Móvel fará uma itinerância pelos municípios associados da LIPOR. Consulte aqui as datas em que este equipamento estará no seu município!
Comments