Livro das festas do Senhor de Matosinhos
Como já vem sendo habitual por altura das Festas do Senhor de Matosinhos, a Câmara Municipal de Matosinhos promove o lançamento do chamado “livro das festas”, uma publicação habitualmente relacionada com a cidade, as suas gentes e tradições.
Este ano, mais uma vez a tradição cumpriu-se e o Salão Nobre da Câmara Municipal encheu-se, em dia de feriado municipal do Senhor de Matosinhos, para a apresentação do livro “Senhor de Matosinhos – Contar a Festa”, um compêndio de peças escritas por vários jornalistas e alguns autores desconhecidos sobre as festas da cidade, desde 1860 até aos nossos dias.
Fernando Rocha, Vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos e presidente da ANCIMA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos), entidade responsável pela organização das Festas, recordou a inspiração que a Romaria do Senhor de Matosinhos tem sido para muitos jornalistas ao longo dos anos, motivo pelo qual não foi difícil reunir textos datados de 1860 até aos nossos dias.
A apresentação do livro contou com a presença do historiador Joel Cleto, e com os jornalistas, Germano Silva, responsável pelo prefácio da obra, e Alfredo Mendes, autor de alguns dos textos presentes na publicação.
O livro “Senhor de Matosinhos – Contar a Festa” conta, ainda, com fotografias de Francisco Teixeira e textos de Ribeiro dos Santos, Emídio de Oliveira, Santos Lessa e Joaquim Queirós, além de outros autores desconhecidos.
Além das peças escritas, a obra recorda, em imagens, a perspetiva de Francisco Teixeira sobre as Festas do Senhor de Matosinhos. Grande parte das imagens presentes no livro podem também ser visualizadas na exposição de fotografia “Senhor de Matosinhos – Luz, momentos, sentimentos e emoções”, patente na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca até 2 de julho.
A exposição retrata as várias facetas, entre o religioso e o pagão, da romaria com 700 anos de existência. Da cerâmica às farturas, dos carrocéis, dos gigantones aos bombos, dos doces regionais aos matraquilhos, do cavalinho “à lá minute”, do fogo de artifício ao fogo dos bonecos, da procissão aos altares floridos, todos os pormenores cabem na lente do fotógrafo.
Marcaram também presença na iniciativa o Vice-presidente, Carlos Mouta, e a vereadora Manuela Álvares.
Comments