TUMO vai formar jovens em robótica ou cinema em Matosinhos
- Notícias de Matosinhos
- 17 de abr.
- 1 min de leitura
Centro de tecnologias criativas vai abrir em Matosinhos para formar jovens em áreas como robótica, música, cinema ou desenvolvimento de jogos, de forma gratuita.

Será em Matosinhos o primeiro TUMO do norte do país, um centro de tecnologias criativas que irá abrir em setembro para formar jovens em diversas áreas.
Este programa, totalmente gratuito, é destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, que funciona de forma complementar ao ensino tradicional. O TUMO terá capacidade para acolher 1500 estudantes, que poderão estudar e desenvolver-se nas áreas de robótica, música, animação, design gráfico, fotografia, cinema ou desenvolvimento de jogos.
As aulas são de quatro horas por semana, onde cada jovem terá um processo de aprendizagem personalizado, adequado aos seus interesses, sempre acompanhado por uma equipa educativa.
O processo de aprendizagem inovador combina autoaprendizagem, acompanhada por “learning coaches” ou tutores, com workshops lecionados por especialistas da área.
Segundo Pedro Santa Clara, responsável do projeto, com o crescimento da inteligência artificial e das tecnologias, é fundamental o aprofundamento nessas áreas.
O centro pretende ainda promover a mobilidade social e juntar jovens de várias origens sociais, países e escolas, ressalvando que a escola se tem tornado “muito segregada”.
O investimento inicial será de aproximadamente 1,1 milhões de euros e contempla a remodelação do espaço, aquisição de equipamento tecnológico e mobiliário. O funcionamento do centro terá um custo de cerca de um milhão de euros, maioritariamente destinado às equipas de gestão e educativas.
O primeiro centro TUMO do país foi inaugurado em Coimbra em 2023, seguido pela abertura do centro de Lisboa em 2024. Criado na Arménia em 2011, está presente em mais de 10 países.
Comments