O Turismo do Porto e Norte assume como desígnio a concretização deste destino turístico certificado como «Destino Sustentável»
Para atingir esse objetivo no turismo da região foi criado o «Movimento para a Sustentabilidade», que está a fazer um trabalho que qualifique e promova o setor privado do destino nos domínios ambiental, social, cultural e económico, refere a entidade numa nota informativa.
Luís Pedro Martins, o presidente do Turismo do Porto e Norte, citado no documento mostra-se um entusiasta desta causa, sublinhando que “num futuro próximo os destinos que mais se destacarão serão aqueles socialmente responsáveis, que colocam no topo das prioridades da sua ação a preservação dos seus recursos naturais, a valorização da sua identidade patrimonial e que adotem comportamentos irrepreensíveis”.
O responsável sinaliza a filiação do Turismo do Porto e Norte na Global Sustainable Tourism Council (CGCT), entidade de referência mundial nesta matéria, que apoiará a região rumo ao processo de certificação.
O desenvolvimento do «Movimento para a Sustentabilidade»
O «Movimento para a Sustentabilidade» é uma iniciativa alargada que envolve todos os parceiros ligados à fileira turística para que percorram um caminho sustentável estratégico, através do programa «Ser Turismo Sustentável», que resultou de um trabalho de auscultação de alguns envolvidos que, mesmo tendo a noção e vontade de se juntarem a este compromisso, tinham uma série de dificuldades em dar esse passo. As empresas que queiram assumir este compromisso com o destino devem então demonstrar esse interesse através do micro-site https://sustentabilidade.onortelaemcima.pt/
Comments