top of page

Árabes interessados nos terrenos da antiga refinaria da Galp

Cerca de 100 empresários da Arábia Saudita e ministros vão visitar Portugal para avaliar oportunidades de investimento.



A Câmara Municipal do Porto, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa e o Conselho Empresarial Luso-Saudita Arábia Saudita anunciaram que uma delegação da Arábia Saudita vai visitar Portugal para avaliar oportunidades de investimento em várias áreas, como saúde, turismo e imobiliário.

A comitiva será composta por "100 empresários e três ou quatro ministros", durante o próximo mês de maio.

Segundo Luís Filipe Meneses, presidente Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, garante que a Arábia Saudita está "particularmente interessada" em investir na reconversão dos terrenos da antiga refinaria da Galp em Matosinhos.

A sugestão de investimento partiu de Luís Filipe Meneses e foi aceite pela Arábia Saudita, e uma vez que se tratam de terrenos em Leça da Palmeira, junto ao mar, "Tem os mesmos recursos que Cascais e está livre para ser usada em grandes projetos. É uma área fantástica que pressupõe uma capacidade financeira extra", disse. 

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, vê "com agrado todos os potenciais investimentos que possam vir a realizar-se naquela parcela de terreno". Ainda assim, realçou que "compete à Galp avaliar os investimentos".

Recorde-se que a antiga refinaria da petrolífera está desativada desde 2021 e começou a ser demolida em 2023. Recentemente foi anunciada a intenção da Universidade do Porto de criar um centro de investigação.

Comentários


bottom of page